Pragmático QB

Pragmático QB

quinta-feira, 27 de março de 2014

FC Porto 1 vs SL Benfica 0 - 26.03.2014 - Taça de Portugal

Hoje, soube-me a pouco!

Este jogo era a prova, que julgo que todos os portistas precisavam, para confirmar que temos um Porto diferente para melhor. É também a prova que perdemos demasiado tempo (meses) com um treinador que desde muito cedo se percebeu que não tinha mãos para conduzir este camião. Essa perda de tempo fez-nos perder, não só o campeonato, como anos e anos de confiança ganha através de múltiplos sucessos desportivos. Felizmente para o clube, e para nós portistas, a mudança de treinador aconteceu ainda a tempo de ganhar títulos e principalmente de ganhar uma equipa. Este Porto, embora continue a não deslumbrar, é o oposto do Porto triste, pálido e inofensivo que nos presenteou o reinado do Paulo Fonseca, por isso vénias a ti, Mister Luís, por reanimares a equipa e por manteres um discurso calmo, honesto e coerente. Espero e desejo que a direcção não cometa o erro de não manter este treinador na próxima época.


Como dizia o Sérgio Godinho, "Hoje soube-me a tanto, portanto, hoje soube-me a pouco!". Depois de termos criado tantas oportunidades de golo, sabe-me desoladamente a pouco vencer o melhor Benfica dos últimos anos pela margem mínima. Esta 1ª parte merecia melhor, não só pelas claras ocasiões para marcar, mas pela atitude, alma e pulmão de toda a equipa. Subjugamos o Benfica, marcamos um belo golo, fomos sempre melhores, jogamos bem, fomos Porto. A 2ª parte foi menos conseguida, o Benfica equilibrou o jogo, embora fosse o Porto novamente a cheirar o golo em mais que uma ocasião. Notou-se claramente uma quebra física na equipa, fruto dos anteriores jogos sempre em alta rotação, como são o exemplo de Frankfurt, os 2 jogos com o Nápoles, Alvalade e Belenenses. Resumindo, foi um grande jogo, com uma grande arbitragem, correcto de ambas as partes, ganhamos contra uma grande equipa que será campeã, mas com um resultado muito curto.

Melhor em campo: Jackson. Não só pelo golo, grande cabeçada, mas por um jogo completo, cheio de pujança a demonstrar que é um verdadeiro guerreiro e que para já, está de corpo e alma no clube. Hoje revelou uma estranha saúde física, contrariando os anteriores jogos, onde demonstrava algum cansaço fruto do exagerado números de jogos que fez esta época. Destaco todo o meio campo do Porto, Fernando, Defour e Herrera fizeram uma pressão asfixiante, abafando toda a equipa do Benfica na 1ª parte. A surpresa maior para mim foi a forma serena, adulta e autoritária como o Reyes esteve em campo. Destaque negativo novamente para o Varela, não me lembro de ter ganho um lance no 1 para 1, ou de um cruzamento ou de algo que me levasse a pensar que ele estaria em campo. Já o tinha dito no jogo anterior e volto a repetir hoje, a titularidade deve estar a uma unha de ser perdida.

Aconteça o que acontecer até ao final da época, podemos estar descansados, temos um Líder no banco que não treme nos momentos e jogos difíceis e que pela sua forma de estar no futebol, transmite uma esperança enorme que o futuro será risonho.

Golo do Jackson:


2 comentários:

Nuno Silva disse...

Este jogo é um dos tira-teimas, uma prova dos nove... temos ou não equipa? temos jogadores que custaram milhões sabem ou não sabem jogar à bola?

Claro que temos, e temos um treinador que além de ter preparado bem estrategicamente a 1ª parte está a mostrar o mais importante: conseguir entrar na cabeça dos jogadores, fazer deles jogadores confiantes, trabalhadores e corajosos.

A entrada do Porto foi de muita coragem: a pressionar alto, a recuperar a bola na transição dos centrais para o meio campo e a asfixiar o slb que foi surpreendido claramente. vê-se bem o Jesus louco da vida a dar instruções aos gajos durante largos minutos.

Ofensivamente poderíamos ter aproveitado melhor as costas dos centrais e o espaço entre este e os laterais, foi essa a estratégia inicial que deu alguns bons lances de perigo.

O Luis Castro manteve a estrutura da equipa, mas colocou Herrera no lugar do C.Eduardo, manteve o triângulo subido mas tornou a equipa mais pressionante na frente, pedindo para Herrera jogar a par de Defour mas para ser ele o jogador mais longitudinal nas deslocações a explorar o espaço deixado pelo Jackson, entrando entre os centrais, pelas suas costas. o meio campo do benfica ficou praticamente entregue a Fesja e Ruben Amorim, já que Salvio e Sulejmani ficaram amarrados aos laterais do porto e não conseguiram fechar para fazer 4 a meio campo... quando o porto deixou os centrais a jogar homem-a-homem e permitiu fazer um meio campo com 3 e a fechar com 5 recuando varela e mesmo Quaresma muito bem nesse esforço.

O golo deu tranquilidade, permitiu gerir melhor o jogo e não ter que correr à frente do jogo.

a primeira parte foi toda do porto, o benfica só teve um lance de ataque com cabeça, tronco e membros.

Para a 2ª parte o benfica só podia melhorar. O Jesus deu-lhes um apertão e terá reorganizado os posicionamentos e assim o benfica começou a conseguir fazer transição. coisa que simplesmente foi incapaz na 1ª parte. tirando um lance de bola parada mesmo assim sem grande perigo construido.

Fabiano... uma segurança. não exagera com os pés, mas também tremeu em 2 reposições de bola.
AlexSandro. perdeu alguns lances escusados a atacar, mas defensivamente esteve bem.
Danilo. correu muito, esforçou-se muito levou e deu muita porradinha. bom jogo. muito intenso
Reyes. a surpresa pelo bom posicionamento, calma, e acerto em todas as decisões. sem ter fulgor físico como o Mangala parece que tem potencial para se afirmar.
Mangala. bom jogo, mesmo em perda física. é um poço de força, raça, energia.
Fernando. sozinho limpou quase tudo. exagerou em 2 entradas e podia ter sido expulso já perto do final.
Herrera. melhor na 1ª parte, foi peça chave na estratégia e cumpriu bem
Defour. ontem foi um mini Moutinho, sempre no sitio certo, sem perder bola, sempre a equilibrar, nunca parado.
Quaresma. como ele é. os lances mais vistosos passaram por ele. soube ajudar a defender com o seu posicionamento. não entrou em picardias. arrancou muitas faltas.
Verela. foi mais médio que extremo, quando o jogo lhe pedia para ser extremo não conseguiu. jogo mediano. não soube ser o Varela que com AVB partiu sozinho o slb na super-taça.
Jackson, o melhor do jogo. sou super fã. segura muito bem a bola, roda, espera, entregua, vai na frente. finalizou bem 3 situações uma delas foi golo.

entrou o Quintero tardíssimo. o treinador explicou que ficou a aguardar os sinais físicos do Mangala. parece-me bem. ainda teve tempo para mostrar qualidades em 2-3 jogadas e uma perdida infantil isolado com o GR e a equipa em superioridade numérica.

Ghillas desta vez entrou apagado, tal como C. Eduardo.

O Benfica não jogou com meia equipa como dizem mas faltaram alguns jogadores... mas na Luz vai ser mais dificil. o Jesus vai querer ganhar a taça, aliás ele pensava que isto ontem dava para não perder!

Nuno Silva disse...

é verdade... vi um acena que julguei impensável:

uma suposta falta efectuada fora das 4 linhas deu livre directo! (e amarelo) ... seria lançamento e amarelo.