Pragmático QB

Pragmático QB

domingo, 2 de março de 2014

Guimarães 2 vs FC Porto 2 - 02.03.2014 - Liga Portuguesa


























 Empata, empata, empata!

Hoje, mal o Guimarães empatou o jogo, dei por mim a pensar que tenho este blogue desde o ano 2008 e para azar meu, decido finalmente começar a escrever sobre o meu clube num ano medonho. Teria sido tão mais fácil nestes praticamente 6 anos de vida do blogue, fazer a análise dos jogos noutra época qualquer, mesmo naquelas que não fomos campeões, porque mesmo nessas o futebol praticado foi significativamente melhor. Escrevi ontem em jeito de brincadeira o seguinte "Estoril ganha e fica a 3 pontos do Porto. A pressão aumenta para o jogo de amanhã..", e hoje escrevendo um pouco mais a sério, começo a achar que esta afirmação infelizmente fez todo o sentido. Hoje e após o final da 21ª jornada e a 9 jogos do final do campeonato, o Porto está em 3º lugar, a 4 pontos do 2º classificado - Sporting e com mais 4 pontos do 4º classificado - Estoril (que na prática são 3 pontos porque o Estoril tem vantagem no conjunto dos 2 jogos do campeonato). Ou seja, o apuramento para a Liga dos Campeões não está assegurado e começa a estar em risco, facto esse que em termos financeiros seria um descalabro (embora não me afecte porque não sou sócio e as contas do clube pouco me interessam), e em termos desportivos uma facada para todos os portistas.

Aconteceu o que temia, o empate e consequente passagem à próxima eliminatória da Liga Europa em Frankfurt, de nada serviu em termos anímicos para a restante época. Hoje quando se esperava um jogo cheio de alma à boleia da exibição na Alemanha, tivemos mais do mesmo, uma equipa que até tem alguns bons momentos de futebol, mas que depois de estar em vantagem, não consegue segurar um resultado. Disse há dias atrás que esta época é muito fácil marcarem-nos golos, o jogo de hoje foi mais uma prova disso e com os 2 golos sofridos em Guimarães, já temos 31 batatas encaixadas na baliza do Helton em todas as competições..

As declarações pós-jogo do Paulo Fonseca são muito curiosas porque ao contrário de muitos jogos, hoje não assumiu a culpa pelo mau resultado:

"Já passámos por esta situação outras vezes, não aprendemos a lição e quando assim não merecemos mais do que o empate. É inadmissível estar a ganhar por 2-0 e permitir o empate. Na segunda parte deixámos de jogar, deixámos de circular a bola e fizemos um jogo direto que nada nos favorece. Se foram erros individuais ou também coletivos? Isto não são só erros individuais, claramente. Tivemos faltas de concentração coletivas notórias. Há coisas que são inexplicáveis e o que se passou aqui é inexplicável."

Posto isto, eu pergunto-me, estamos na 21ª jornada e só agora é que o treinador reparou que há falhas de concentração colectivas? Se o treinador que trabalha com os jogadores todos os dias não tem explicação para o que acontece nos jogos, quem é que vai ter?

Sou só eu que acha que o Helton tem sido mal batido esta época em muitos dos golos que sofre? E o Abdoulaye, que hoje faz um jogo medonho, há algum motivo que me esteja a escapar para ser titular indiscutível desde que chegou em Janeiro? Havia necessidade de espremer o Jackson até deixar de sair sumo ao ponto de hoje entrar em campo preso por arames? O treinador não viu jogos do Moreirense o ano passado, percebendo com isso que o Ghilas é um jogador que pela sua forma intensa de estar em campo, deveria ter muitos mais minutos jogados?

Espero muito honestamente que o próximo jogo com o Arouca seja com outro treinador no banco, não porque acredite que ainda há salvação para esta época, mas porque é altura de começar a preparar a próxima.

Sem comentários: