Pragmático QB

Pragmático QB

sexta-feira, 21 de março de 2014

Nápoles 2 vs FC Porto 2 - 20.03.2014 - Liga Europa



























Tão lindo, o San Paolo silenciado!

O jogo em Nápoles previa-se dificílimo, e foi! Depois do 1º jogo em Portugal muito complicado em que ganhamos com muita alma mas também com muita sorte, seria preciso um jogo de muito sofrimento para arrumar com os italianos. Não nos podemos esquecer que esta equipa é a actual 3ª classificada do Calcio, foi eliminada da fase de grupos da Champions com 12 pontos e gastou no inicio desta época qualquer coisa como 60 milhões de euros com o Higuain, Albiol e Callejon.

Desde a entrada do Luís Castro que se nota uma equipa mais alegre, mais saudável e principalmente mais unida (repararam no abraço do Quintero ao treinador no momento do golo do Quaresma?). O futebol praticado continua a não deslumbrar mas é claramente compensado com muita alma. O adepto portista voltou a sorrir, não porque o Porto ganhou títulos, mas porque em muitos momentos consegue ter um cheirinho do que é "jogar à Porto".

Num jogo em que o Nápoles tinha de dar a volta à eliminatória e ainda por cima a jogar em casa, era expectante que entrasse a matar, e entrou mesmo. O 1º golo dos italianos surge naturalmente, depois de 20 minutos muito pressionantes em que o Porto não conseguiu respirar. O sufoco foi tanto, que nem jogadas de contra-ataque conseguimos produzir, e tivemos a nossa única ocasião de golo num remate de cabeça do Jackson na sequência de um pontapé de canto. Apesar da 1ª parte sofrida, conseguimos ter algum equilibrio, fruto do desacelerar do Nápoles. A 2ª parte foi bem mais repartida, o Nápoles voltou a entrar muito forte, mas o Porto soltou-se das amarras e começou a criar perigo na baliza do Reina. Os golos do Porto surgem em 2 belas jogadas, e apesar dos italianos terem empatado, percebeu-se que o jogo estava controlado e que a eliminatória já não nos ia fugir.


Melhor em campo, Fabiano. Depois da lesão dramática do Helton, era fundamental uma entrada na equipa "à patrão" e o ex-Olhanense não desiludiu. Um punhado de boas defesas aliadas a uma tranquilidade contagiante fizeram com que sentíssemos, que apesar da ausência do nosso principal guarda-redes e capitão de equipa, a baliza está muito bem entregue. Começam a faltar adjectivos para explicar esta 2ª vida do Quaresma no Porto depois de mais um golo de antologia. É um jogador que pode facilmente ser comparado ao Hulk por ser capaz do pior e do melhor, da perda de bola ou da magia, do amarelo despropositado ou do passe de letra, da cara feia ou do golo épico, assim é o Cigano. Jogo após jogo prova que foi uma escolha não só acertada, como fundamental. At last but not the least, uma palavrinha para o melhor penteado da noite, que tal como previ, iria marcar. 3 minutos em campo bastaram para mais um golo importantíssimo de um jogador repetidamente ostracizado pelo anterior treinador. O Ghilas simboliza tudo o que um jogador do Porto deve ser e penso que toda a nação portista reclamava mais minutos para o Argelino. Também gostei muito do Josué, entrou autoritário e a equipa melhorou bastante com a sua capacidade de organização. Em sentido contrário temos o Varela, com mais um jogo fraquinho, quiçá o ultimo antes de perder a titularidade. O Ricardo revelou uma clara inaptidão para o lugar, mas neste caso não o culpo a ele mas sim a direcção pela formação do plantel. Não é possível numa equipa que joga 4/5 competições por época, terem apenas 1 defesa para cada uma das alas.

Golos da bela noite europeia:


But Nabil Ghilas | Naples vs FC Porto 1-1... por afrikfoot


Golaço de Quaresma: Napoli 2-2 FC Porto por drogo1893

Sem comentários: