Pragmático QB

Pragmático QB

segunda-feira, 17 de março de 2014

Sporting 1 vs FC Porto 0 - 16.03.2014 - Liga Portuguesa


Pior que ser 2°, é ser 3°.

Título entregue, 2° lugar entregue, este é o a resultado de mais uma derrota neste campeonato. Talvez a mais injusta das 5, de certeza a mais polémica de todas. Justificar a derrota do Porto com a arbitragem é redutor para o Sporting, mas não nos podemos esquecer de 2 lances decisivos que prejudicam claramente o Porto. Não consigo afirmar com imparcialidade se o resultado é justo, o que consigo dizer é que o Porto não fez um jogo brilhante, longe disso, mas fez mais do que o suficiente para não sair vergado de Alvalade. 

Sobre o jogo propriamente dito, o Porto foi melhor na 1ª parte, teve 3 situações muito boas para marcar. Primeiro na jogada fabulosa do Quaresma, a partir os rins ao Cédric, e a fazer um cruzamento de letra milimétrico para o remate do Varela com o Patrício a sacudir para canto. Segunda oportunidade de golo com o remate à barra do Quaresma e em terceiro o remate de cabeça do Jackson ao lado da baliza embora me pareça claramente carregado em falta. Na 2ª parte o Sporting entra muito forte, encosta o Porto à sua área e acaba por marcar um golo pelo Slimani (precedido de fora-de-jogo do André Martins). A verdade é que o Porto não soube reagir à pancada que levou, continuou cambaleante e embora fosse esforçado, não conseguiu mudar o destino da partida. O golo, a lesão do Helton, e o claro decréscimo da condição física de alguns jogadores foram determinantes para que o Porto não tivesse conseguido marcar. Ainda assim tivemos 2 boas oportunidades de golo, pelo Jackson e pelo Ghilas que certamente dariam mais justiça ao jogo.

Falar de jogadores e não falar do Wiliam Carvalho seria um crime. Um jogador com 22 anos que neste jogo mais parecia um homem a jogar no meio de rapazes merece todos os elogios que lhe possam ser feitos. Jogo brutal, a ocupar cada centímetro daquele meio campo, a ganhar quase todos os duelos físicos e a entregar a bola sempre redondinha. Para mim, o melhor em campo. Do lado do Porto mais uma vez Quaresma, o cigano está numa subida fulminante de forma, ontem faz uma 1ª parte criminosa, ao nível da sua primeira passagem na Invicta e certamente merecia outro resultado. Neste momento e por incrível que pareça, dá a entender que é de todos os jogadores do Porto, o mais saudável fisicamente.

Para finalizar, só 2 notas. Positivamente destaco o publico de Alvalade pelos aplausos no momento da saída de campo do Helton devido a lesão. Deixo aqui o video desse momento:



Como deu para perceber em directo pelas lágrimas do jogador, seria uma lesão grave, vindo-se a confirmar mais tarde a rotura total do tendão de Aquiles. Por muito que me custe, dá-me a entender que além da época, pode ter sido também o fim da carreira do brasileiro. É uma pena, porque é daqueles poucos jogadores que não se consegue odiar, dado a sua forma sempre positiva, alegre e descontraída de estar no futebol. Desejo-lhe as melhoras rápidas para então sim, terminar a carreira no seu clube de coração, o Vasco da Gama, vontade essa que era mais ou menos publica.

A nota negativa vai para o Presidente Bruno de Carvalho e todos os seus fieis seguidores. Eu, como adepto Portista sou atento, sou coerente na medida do possível, consigo discernir quando sou prejudicado e quando sou beneficiado e tento não falar em nenhuma das situações. Tento mas por vezes sinto que tenho de falar e hoje é uma dessas situações. Quando vejo um Presidente como o Bruno de Carvalho, desde o momento que foi eleito, encetar uma cruzada épica em busca da verdade desportiva, queixando-se de tudo e todos, também estou à espera que ele interrompa essa mesma cruzada para admitir que uma vez por outra essa mesma verdade desportiva roça a mentira. Eu só peço coerência a toda a nação verde, para dizer algo parecido com isto, "desde o início do campeonato, provavelmente tivemos tantos jogos em que fomos beneficiados como os que fomos prejudicados". Isto sim, era ser coerente e honesto com vocês próprios. Eu não digo Ámen a tudo o que o Presidente Pinto da Costa diz e faz, nem como gelados com a testa, por isso aconselhava todos os Sportinguistas a agir da mesma forma se querem ser levados a sério..

Sem comentários: