Pragmático QB

Pragmático QB

domingo, 27 de abril de 2014

FC Porto 0 vs SL Benfica 0 (3-4, penáltis) - 27.04.2014 - Taça da Liga

Lei de Murphy?

A Lei de Murphy diz qualquer coisa como isto "Se alguma coisa pode dar errado, ela dará!". Hoje faz todo o sentido citar isto, porque se nós portistas pensávamos que a época não poderia piorar, eis que a nossa amada equipa faz o favor de provar que todos estávamos errados. Embora nada tenhamos a ganhar, assusta-me e preocupa-me este final de época que, como todos os portistas puderam perceber hoje, ainda pode piorar mais um bocadinho. Dizer que a equipa bateu no fundo, parece-me simpático nesta fase do ano.

Esta época faz-me sentir culpado, culpado por ser um adepto vencedor, culpado por ser um portista que teve oportunidade de ver o clube ganhar tudo o que era possível ganhar por uma equipa de futebol e principalmente culpado por talvez não ter festejado e usufruído como deveria das sucessivas vitórias. No meio de tanta frustração consigo pôr-me na pele do inimigo, fazer um flash-back e perceber o que "sofreram" durante os anos, com a constante ostracização e humilhação à custa do maior clube português de futebol, o meu Futebol Clube do Porto.

Depois de um breve desabafo, falemos do jogo. O Benfica entrou muito melhor em campo, fruto da enorme tranquilidade adquirida ao longo das ultimas semanas, mas o Porto rapidamente equilibrou forças, fruto de uma enorme garra, asfixiando em muitos momentos o Benfica, sendo melhor durante toda a 1ª parte. No meio desta superioridade, conseguimos criar 4/5 excelentes oportunidades de golo muitas delas desperdiçadas pelo Jackson. A expulsão, justa a meu ver, na prática e por incrível que pareça, beneficiou mais o Benfica  porque fez com que a equipa se fechasse no seu meio campo e quisesse declaradamente levar o jogo para a marcação de grandes penalidades. Tal como o jogo da Taça de Portugal, o Porto não soube tirar partido da superioridade numérica durante mais de 1 hora, fez uma 2ª parte muito fraca, praticamente sem oportunidades de golo e o jogo caminhou rapidamente para o triste desfecho. Um facto ficou provado, esta equipa não sabe jogar contra 10. O treinador Luís Castro no final do jogo disse "Os jogadores trabalharam, deram tudo, mas não foi possível passar.", e esta declaração faz com que seja a primeira vez que discordo com o seu discurso, que diga-se de passagem, sempre foi muito coerente. Muito honestamente não fiquei com a ideia que os jogadores tivessem dado o máximo.






Herrera = Grande 1ª parte, sempre "a abrir", sempre a criar espaços na defesa do Benfica, permitindo aos seus colegas de equipa algumas boas oportunidades de golo. Desceu de rendimento na 2ª parte tal como toda a equipa.

Nada mais vi de positivo na equipa.







Jackson = Tenho-o elogiado semana após semana, mas hoje não o consigo nem posso fazer, falhou demasiados golos para um avançado da sua categoria, culminando com um penalti marcado de uma forma demasiado displicente. Podia ter decidido sozinho o clássico.

Quaresma = Ao contrário de muitos jogos em que é decisivo, hoje esteve mal. Não desequilibrou, não criou situações de golo para ele, nem para a equipa. Foi um dos piores e a sua substituição foi natural.

Os restantes jogadores estiveram como a equipa, nivelada por baixo.


Não partilho da opinião de alguns adeptos menos fervorosos, de que este foi "mais um jogo". Jogos contra o Benfica, nem que sejam para a Taça Nestum, nunca poderão ser encarados de uma forma leviana. O Benfica é o nosso rival histórico, nós portistas nascemos e crescemos alimentados com a ideia de que o Benfica é o inimigo e nunca, em situação alguma, jogos contra o nosso inimigo devam acabar com outro resultado que não seja a vitória. Não tenho problema algum em assumir este "ódio", porque é nesta paixão que reside todo o amor que tenho pelo futebol, mas principalmente pelo meu clube.


Sem comentários: