Pragmático QB

Pragmático QB

segunda-feira, 21 de abril de 2014

FC Porto 3 vs Rio Ave 0 - 21.04.2014 - Liga Portuguesa


Até parece frete!

Depois do jogo da passada 4ª feira contra o Benfica e consequente afastamento da Taça de Portugal, previa-se um afundamento na moral da equipa, ainda por cima quando ontem todos puderam assistir a um fim de tarde, inicio de noite e madrugada dentro de pura e merecida festa vermelha. Este conjunto de factores reflectiu-se na forma como a equipa entrou hoje em campo com alguns jogadores a darem a nítida ideia que estavam a fazer o "frete". Salvou-se o resultado, que como se pode facilmente perceber, foi bem melhor que a exibição.

Péssima entrada em campo, a fazer lembrar tantas outras ao leme de Paulo Fonseca. Equipa lenta, trapalhona, aborrecida, sem ideias, sem chama, sem vontade, basicamente a transmitir a ideia para quem via o jogo que preferiam estar em qualquer outro sitio em vez do relvado do Dragão. Não gosto de ouvir os adeptos assobiar a equipa, mas depois de uma época destas, todo e qualquer assobio é compreensivelmente desculpável. A equipa depois de ter "levado nas orelhas" no balneário, entrou com outro espírito para a 2ª parte e conseguiu jogar dignamente de forma a procurar o golo e a conseguir uma vitória justa mas algo exagerada.










Danilo = Acertou mais vezes do que errou, à imagem da restante época. No próximo ano gostava de o ver fazer parte do trio de meio campo, era assim que jogava no Santos e desde que aterrou em Portugal essa posição nunca foi testada.
Herrera = Tal como o Danilo, erra muito, principalmente numa componente tão simples do jogo como é o passe, mas é um "animal" em campo, faz os 90 minutos dando a ideia que faria outros tantos caso fosse necessário. Acredito que vai melhorar e ser um indiscutível na próxima época.
Jackson = Um guerreiro, hoje e sempre. Um jogador que se ressente bastante do péssimo jogo de equipa mas que nunca deixa de lutar e que não tem marcado mais porque a bola tem sido tão mal tratada enquanto faz o percurso da defesa para o ataque, que já lhe chega aos pés, quadrada.
Quintero = Para mim, o melhor em campo. O menino tem muito futebol no pé esquerdo, e isso aliado à sua grandiosa visão de jogo permitiu-lhe fazer 2 belos passes como os de hoje, nos 2 primeiros golos. A titularidade na próxima época poderá ser uma inevitabilidade. 






Alex Sandro = A titularidade total durante toda a época fez-lhe mal. Ao contrário do colega Danilo, que embora não jogue sempre bem, deixa a pele em campo, o Alex Sandro de à uns meses para cá, dá a ideia de jogar constantemente contrariado. Temo que venha a ser o novo Alvaro Pereira e não digo isto de forma elogiosa.
Ghilas = Hoje, e ao contrário do que tem sido normal, não entrou bem, aliás, questiono-me se chegou sequer a entrar porque durante praticamente os 60 minutos que esteve em campo não me lembro de o ver fazer algo que me chamasse a atenção. 
Josué e Licá = São a prova que ser portista per se, não chega. É importante sentir a camisola, mas não é menos importante ter futebol suficiente mas vestir esta camisola. Embora seja manifestamente mais gritante no caso do Licá, nenhum dos 2 é jogador para um clube como o Porto.
Mangala = É de longe o nosso melhor central, mas tem de uma vez por todas de parar de tentar sair a jogar com a bola nos pés. Tem de parar também com as entradas despropositadas, hoje teve mais uma castigada com amarelo.

Gostava mesmo muito que nestes últimos 2 jogos de campeonato, e dado que o apuramento para o playoff da Champions foi hoje conseguido, que dessem oportunidades a alguns jogadores da Equipa B, de forma a potenciar alguns reforços para a próxima época. Temos boas soluções no Porto B, tão boas que se fossem usadas não seria necessário a "adaptação" de alguns jogadores na equipa principal como tem sido o caso do Ricardo. Se querem fazer dele o novo Fucile, esqueçam, o uruguaio tinha uma raça transcendente.

Para finalizar, deixo aqui uma carta muito bem escrita por um camarada portista, retirada do blog http://misticadodragao.blogspot.pt/

http://misticadodragao.blogspot.pt/2014/04/carta-aberta-aos-dirigentes-do-futebol.html

Sem comentários: