Pragmático QB

Pragmático QB

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Sevilha 4 vs FC Porto 1 - 10.04.2014 - Liga Europa



Saída da Europa sem Glória.

Como portista fanático e convicto que sou, acredito sempre na vitória da equipa mesmo nos momentos menos bons e hoje era um desses dias. Embora o Sevilha seja considerada, pela maioria dos comentadores e por mim também, uma equipa inferior ao Nápoles, era certo que iríamos enfrentar um adversário raivoso em Espanha. Depois do jogo no Dragão em que poderíamos ter resolvido a eliminatória, ou pelo menos deixá-la bem desequilibrada, hoje os Espanhóis não nos deram a mínima hipótese, foi daquelas derrotas sem história e sem espinhas.

Infelizmente para mim, este é daqueles jogos que devido a às suas circunstâncias, tornam-se facílimos de comentar. Entramos muito nervosos, sofremos o 1º golo aos 5 minutos e a partir daí foi um filme de terror, mas sem sangue. Somos uma equipa da Primeira Divisão Portuguesa, mas não defendemos como tal, e até arrisco dizer que há equipas nos Distritais menos inocentes do que fomos hoje. Toda a 1ª parte foi um sufoco, o Sevilha ataque após ataque semeava o pânico na nossa defesa e acabamos por sofrer (apenas) 3 golos mas poderiam ter sido muitos mais. No inicio da 2ª parte há a expulsão do Coke, bem sacada pelo cigano, mas nunca conseguimos tirar real partido disso, primeiro porque nos faltava presença na área e depois porque não conseguimos ter paciência para andar ali a massacrar os espanhóis com trocas de bola, até conseguir criar uma brecha para chegar com perigo à baliza do Beto. Como se não bastasse a inoperância ofensiva, ainda conseguimos a proeza de sofrer o 4º golo, mesmo em inferioridade numérica. O golo do Quaresma é brutal, mas infelizmente para a equipa, chegou tarde e não teve consequências no jogo.




Goal Quaresma - Sevilla 4-1 FC Porto - 10-04-2014 por 1Federico

Falar positivamente ou negativamente de algum jogador hoje é complicado, porque quando se perde por 4-1 fica sempre a ideia de que toda a equipa esteve nivelada por baixo. Embora a verdade não ande muito longe disso, creio que é justo destacar 2 jogadores que me pareceram acima dos restantes, o Quaresma porque apesar de ter perdido um sem número de bolas, foi sempre dos poucos a tentar remar contra a maré, ora com tentativas de jogadas individuais, ora com cruzamentos perigos e o grande golo foi o culminar de uma exibição esforçada. O outro jogador que merece destaque positivo foi o Fabiano, tentou ao máximo minimizar os estragos, embora fosse muito complicado porque a equipa a defender mostrava muito insegurança. Pelo contrário, e no meio de tanta pobreza exibicional, sou obrigado a falar novamente no Varela, mais um jogo em que foi titular mas não entrou em campo.

Moral da história: o Porto foi eliminado da Liga Europa agora, embora também andasse muito perto de o ser nas 2 eliminatórias anteriores. Infelizmente para os jogadores, treinador e toda a comunidade portista, foi uma saída de competição limpinha, justa e sem glória. Todas as atenções agora devem ficar viradas para as 2 Taças que ainda podemos ganhar, principalmente para a Taça de Portugal, competição essa, que para além de ter algum prestigio a nível interno, nos dá acesso à próxima Supertaça que certamente também irá ser jogada contra o Benfica. No próximo Domingo há jogo em Braga e mais uma vez, e embora seja um jogo muito difícil, apelo para uma mudança consciente na equipa com o intuito de apresentarmos um 11 forte no jogo da 2ª mão da Taça de Portugal.

Sem comentários: