Pragmático QB

Pragmático QB

domingo, 31 de agosto de 2014

FC Porto 3 vs Moreirense 0 - 31.08.2014 - Liga Portuguesa

Soma e segue.

Numa jornada em que os rivais da capital se iriam defrontar e perder pontos, era fundamental ganhar e nesse aspecto a missão foi plenamente cumprida. Todos os jogos pós-champions costumam ser historicamente complicados e este não foi diferente, o Porto foi melhor mas a vitória apesar de justa, foi muito complicada. Vénias para o Moreirense e para Miguel Leal que montou uma estratégia que pareceu perfeita durante 70 minutos. Hoje tivemos uma pequena prova da riqueza e polivalência deste plantel, porque os 2 extremos do jogo anterior com o Lille, foram os 2 médios interiores deste jogo, Oliver e Brahimi. A marcha triunfal continua, 5 jogos, 5 vitórias, 9 jogos marcados e 0 sofridos.

O jogo terminou com pouco mais de 70% de posse de bola para o Porto, imagem de marca de Lopetegui, e mais um jogo em que a posse de bola não foi traduzida em oportunidades de golo. O Moreirense entrou em campo completamente desinibido, a pressionar muito alto com especial incidência no número 6 portista. É sabido que o Casemiro não é um trinco puro e essa mesma "inaptidão" foi espremida pela equipa de Moreira de Cónegos até à exaustão, fazendo o brasileiro perder bem mais bolas do que era suposto num jogador que ocupa aquela posição em campo. Apesar de toda esta "adrenalina" inicial do Moreirense, o jogo facilmente caiu para o lado do Porto tornando o jogo de sentido único até ao intervalo. Mais uma vez, e como também tem sido hábito, a palestra a meio da partida resultou, e a equipa equipa veio dos balneários com energias redobradas, pronta a resolver o imbróglio com mais ou menos dificuldade. O 1º golo surgiu numa bela jogada do Porto, finalizada de forma simples pelo Óliver. O jogo ficou completamente desbloqueado, permitindo ao Porto aumentar o score e terminar o jogo em grande. Usando um clichê futebolístico, achei o resultado bem melhor que a exibição.






Hoje destaco positivamente Maicon, Jackson, Quaresma, Danilo e Brahimi. Os 2 defesas brasileiros pelo jogo imaculado que fizeram, Maicon mais no aspecto defensivo e Danilo num jogo completo culminados com 2/3 remates perigosos. Quaresma pelo bom jogo que fez para a equipa, mais do que para ele próprio, denunciando que o "castigo" de que foi alvo aparentemente surtiu efeito. Brahimi porque parece não "conseguir" jogar mal, voltou a jogar bem e a ter pormaiores de grande classe. Jackson porque semana após semana demonstra através dos golos a sua importância na equipa.

Destaque negativo para Angel, Casemiro e Oliver. O defesa espanhol por me ter parecido muito tenrinho, embora tenha melhorado na 2ª parte. A ideia é o Alex Sandro ter concorrência mas neste momento não há a mínima hipótese do seu lugar estar em perigo. Casemiro porque deu claramente a entender que a sua posição não é aquela, esteve algo lento e sempre que foi pressionado, e foi muitas vezes, decidiu várias vezes mal. O Oliver não pelo jogo que fez, porque achei que esteve a bom nível, mas pela lesão que segundo se consta pode-lhe custar 1 mês de competição.








Sem comentários: