Pragmático QB

Pragmático QB

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

FC Porto 2 vs Nacional 0 - 01.11.2014 - Liga Portuguesa

Magia Argelina.

Numa jornada que começou 6ª feira com a vitória polémica (como são praticamente todas) do nosso rival Benfica, tivemos um sábado algo surpreendente com a sodomização da equipa de Alvalade às mãos dos guerreiros da Cidade Berço. Impunha-se por isso uma vitória do Porto, num jogo historicamente difícil, já que desde que o Dragão foi construído, o Nacional é a equipa que mais pontos lá conseguiu. Essa vitória foi conseguida e merecida, muito à custa de uma 1ª parte de sonho, com a equipa a praticar um futebol perfumado.

Como disse antes, era um jogo historicamente difícil e por isso o Porto atacou a baliza insular desde o 1º segundo. Numa fase em que a a rotatividade parece ter perdido gaz, o Mister apresentou talvez o 11 mais ofensivo da época, já que com Óliver em campo em vez de Herrera, a equipa dava a ideia de ter 5 jogadores para defender e 5 para atacar. Essa mesma ideia não se confirmou totalmente, já que o Casemiro jogou muitas vezes no meio dos centrais, e o Óliver e o Quintero vinham muitas vezes receber a bola perto de Maicon e Indi fazendo com que a transição atacante fosse muito fluída. O golo surge cedo por Danilo, depois do guarda-redes madeirense ter defendido um 1º remate de Jackson, numa boa jogada pelo lado direito do ataque. Toda a 1ª parte foi jogada a grande velocidade, com um futebol do melhor que se viu esta época, embora o Nacional tivesse oportunidade de marcar em 2 boas ocasiões. Talvez inconscientemente a pensar no importante jogo para Champions, a equipa do Porto entrou meio adormecida na 2ª parte, permitindo ao Nacional subir no terreno e equilibrar a posse de bola. O jogo esteve sempre dividido até que o Mágico Yacine decidiu marcar um daqueles golos que levantam, não só um estádio, mas toda uma cidade. Estava dada a estocada final na equipa adversária que a partir deste momento nunca mais criou perigo. 







Danilo - Foi sempre um jogador criticado pela sua relação qualidade/preço. Muitos portistas, algo precipitados a meu ver, acharam que os 13 milhões pagos ao Santos em 2011 foi um valor astronómico para o valor do jogador. Eu, pelo contrário, sempre fui um fiel defensor do brasileiro porque via nele capacidades fisicas e técnicas de nivel mundial. Hoje, digo-o sem rodeios, que o Danilo vale cada milhão que foi pago por ele. Mais um grande jogo e um bom golo.

Jackson - Sai do jogo em branco, mas com a sensação do dever cumprido. Mais uma batalha com a defesa adversária, embora o golo pudesse ter acontecido em 2/3 ocasiões. Foi substituído na 2ª parte a pensar no jogo de 4ª feira. A braçadeira fez-lhe muito bem.

Brahimi - Começam a faltar elogios para qualificar as exibições do argelino. Mais um jogo electrizante, sempre a massacrar a defesa do Nacional. Jogadas brilhantes, pormenores de classe, fintas estonteantes e um golo criminoso. Depois do argelino Madjer, chegou ao Porto o Brahimi, um mágico que por este andar, não jogará cá muito mais tempo.












1 comentário:

Nuno Silva disse...

O adversário era difícil e a vitória do Benfas pressionava a equipa! não se podia perder.

a resposta foi dada nos primeiros 20 minutos assombrosos de grande futebol. Pareceu fácil demais chegar ao golo e de facto criaram-se 4 a 5 oportunidades de golo em muito pouco tempo.

dessas dificuldades o porto deixou quebrar o ritmo de jogo e o Nacional começou a ripostar, em contra ataque como é seu gosto e como sabe fazer.

Do ponto de vista de adepto Portista, não gosto de ver o Porto a levar contra-ataques, mas ainda assim fez com que o jogo se dividisse um pouco e fosse mais equilibrado e repartido. Mas, com algum azar à mistura podia ter-se sofrido um susto.

táctica e estratégicamente este jogo define-se na presença simultânea de Oliver e Quintero no meio campo. Sebemos que Casimiro não é Fernando e que esse era só um dos melhores do mundo nessa posicção, é natural que o meio campo perdesse consistência defensiva com Oliver+Qu1nter0, assim foi. Quintero saiu ao intervalo para reforçar a equipa com o herrera e para descançar para a Champ's. de qualquer forma ficou bem patente a supermacia face a Oliver na condução do jogo e na mais valia que é conseguir fazer posse de bola mais à frente e entre os defesas e médios adversários, e estranhamente Oliver tem tem dado isso à equipa.

Danilo é o jogador mais under-rated das ultimas 2 épocas... é um jogador com tudo para ser o melhor defesa direito do mundo em pouco tempo. é de uma capacidade atlética que só Jackson se equipara, e tem um raio de acção íncrivel além de uma técnica apurada... foi 10 ou médio direito durante o seu crescimento no brasil.

venha o próximo...

... mas deu um gostinho ver o Sborting levar 3 do Guimarães...