Pragmático QB

Pragmático QB

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

FC Porto 0 vs Benfica 2 - 14.12.2014 - Liga Portuguesa

Derrota com muita inexperiência.

Não costumo escrever a quente por isso temo que hoje a minha opinião seja mais "enviesada" do que é habitual. Tenho por hábito escrever nos dias seguintes ao jogo, o que me permite analisar o jogo com calma, de uma forma ponderada e consciente. Não o faço hoje porque jogos como este são demasiado importantes para serem deixados para mais tarde. Já o disse e volto a repetir, como Portista convicto e assumido que sou, este é O JOGO. Aquele jogo que me faz remoer a semana imediatamente anterior ao jogo, que me faz adormecer na noite anterior a pensar no jogo e que me faz acordar com um único pensamento, o da vitória, se possível com números expressivos, sobre o nosso maior rival.

Posto isto e depois desta pequena introdução, falemos do jogo da forma mais fria e honesta possível. Culpar a sorte, ou a falta desta neste caso, por esta derrota custa-me muito, assim como me custa culpar o Lopetegui. O 11 inicial era este, embora na minha opinião o Maicon deveria jogar em vez do Marcano, a forma de jogar também era esta, por isso o que falhou? Contra equipas rotinadas, experientes e manhosas como o Benfica, não se podem cometer deslizes como os que cometemos hoje. Não foi por falta de aviso que sofremos o 1º golo, o Benfica faz aquilo em praticamente todos os jogos, ou seja, aquele lançamento era perfeitamente previsível, não sendo previsível a forma como toda a equipa ficou a ver jogar, nomeadamente o Danilo. O 2º golo surge em mais um erro individual porque fica claramente a ideia que o Fabiano poderia ter feito bem melhor na forma como defendeu. É certo que tivemos 2 bolas na barra, poderíamos ter marcado 2 golos antes do golo do Benfica mas não culpo o azar por esta derrota, culpo sim a inexperiência. Jesus também ganhou a Lopetegui porque me parece que a lição estava melhor estudada pela equipa encarnada. O Benfica foi mais equipa, mais experiente mas dizer que foi um justo vencedor, é um exercício que hoje não o consigo conscientemente fazer.

Não atiro a toalha ao chão mas temo que esta derrota em casa contra o nosso único rival, tenha efeitos explosivos no decorrer da época porque as expectativas dos adeptos e da equipa de passar o ano em 1º lugar eram muitas. Estar a 6 pontos, que na prática são 7, deixa-nos numa posição extremamente desconfortável, ainda por cima porque ainda visitamos o nosso rival na 2ª volta. Será preciso uma mentalidade extremamente positiva para continuar a ganhar jogos sempre na esperança de uma ou outra escorregadela do Benfica nos 21 jogos que faltam. Eu acredito, embora hoje tenha levado um enorme rombo no ânimo.






Óliver - O melhor do Porto. Mais 12 quilómetros percorridos, sempre com critério. Correu, jogou, passou, fez o que foi preciso para que o resultado não fosse este.

Indi - O melhor da defesa portista. Sempre autoritário, é o patrão da defesa e é neste momento o único central titular da equipa.

Quaresma - Grande entrada em campo. Entrou com tanta vontade, que acabou por se atrapalhar em alguns lances. Aquela raça característica do cigano fez com que a equipa fosse mais perigosa através dos seus cruzamentos. Espreita a titularidade até porque o Brahimi não consegue jogar devido ao peso dos troféus individuais que tem nos bolsos.

Atitude da Equipa - A equipa teve momentos maus, mas penso que nenhum portista intelectualmente honesto poderá acusar os 14 jogadores que entraram em campo, de falta de atitude.







Brahimi - A fulminante subida ao estrelato fez-lhe claramente mal. O argelino está abusivamente agarrado à bola e decide mal na maioria dos casos. Hoje fez demasiados "rodriguinhos" em situações que poderia facilmente ter tabelado com o Alex Sandro. O banco de suplentes chama por ele e parece-me que lhe fará muito bem ao ego, o Quaresma que o diga.

Fabiano - Está directamente ligado ao 2º golo encarnado e fico na dúvida se não poderia ter saído dos postes para socar a bola no 1º golo do Lima. Uma noite que fez pouco mas o que fez, fez mal.

Público do Dragão - Apoiaram até ao 1º golo do adversário, muito pouco num dia em que se decidia muito.



















Sem comentários: