Pragmático QB

Pragmático QB

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

FC Porto 3 vs União da Madeira 1 - 13.01.2015 - Taça da Liga

Jogar o suficiente para ganhar.

Em primeiro lugar é obrigatório sublinhar o regresso do nosso capitão Hélton. É um jogador fundamental, não só como homem, presença, líder de balneário mas também como o sendo o nosso principal guarda-redes. Andrés Fernandez, Fabiano e Ricardo são 3 bons protectores da baliza portista mas juntos não são um Hélton. Depois de ter marcado presença no banco no jogo contra o Rio Ave para a Taça da Liga, hoje foi titular e a baliza voltou a estar abençoada 10 meses depois.

O Porto fez subir ao relvado do Dragão um 11 sem um único titular, facto que me apraz destacar. Ivo Rodrigues, o extremo que tem dado nas vistas na Equipa B foi chamado para a convocatória, assim como o Gonçalo Paciência mas só o primeiro foi titular. Com uma mistura de segundas linhas e equipa B, esta é a meu ver, a melhor forma de encarar esta competição e espero que o plano seja mantido até ao último jogo em que estejamos envolvidos nesta prova. 

Foi mais um jogo em que o Porto jogou o suficiente para ganhar, conduziu os ataques a uma velocidade moderada, não dando grandes abébias ao União da Madeira. Verdade seja dita e apesar da equipa insular só ter criado perigo num par de situações, foi bem mais perigosa do que o Belenenses. Uma equipa nova provoca sempre alterações na forma de jogar e hoje isso foi mais que patente, houve alguma falta de rotina entre sectores com o meio campo portista a emperrar muito o jogo, faltando as cavalgadas do Herrera e o futebol minucioso do Óliver. Apesar do nosso maior pendor atacante, o 1º lance de real perigo só chega através de Ivo Rodrigues que não consegue encostar uma bola cruzada pelo Quintero. Seja como for, fica para a história mais uma vitória justa, a 5ª após a "hecatombe" do jogo contra o nosso maior rival.







Quintero - O melhor em campo. Teve uma primeira parte fulgurante, do melhor que se viu esta época, apesar de ter feito todo o jogo de "beiças". Fez-me lembrar em muitos lances, o nosso saudoso El Bandido, na forma como conseguia fugir da linha para dentro para rematar ou fazer um passe para as costas da defesa. Marcou um bom golo e esteve muito perto de bisar num livre directo superiormente executado. Anda nitidamente amuado mas só se pode culpar a si mesmo.

Quaresma -  As suas entradas em campo vindo do banco nunca deixam o jogo indiferente. É um jogador de muita alma e hoje voltou a entrar bem em campo, apesar de algumas jogadas inconsequentes. Marcou o 2º golo da partida (sou da opinião que o golo deveria ser-lhe creditado a ele e não ser considerado um auto-golo) e é ele que sofre a falta permitindo ao Evandro marcar o pénalti.

Adrián - Cada vez mais me faz lembrar o Mariano González. É um jogador esforçado mas as coisas teimam em não lhe sair bem. Talvez um golo lhe faça bem, talvez uma boa psicóloga, talvez uma boa francesinha. Não sei como esta história irá acabar mas a verdade que que o espanhol tem ar de bom moço, apesar de jogar como se carregasse o peso do mundo nos ombros. Apesar de tudo, hoje dou-lhe nota positiva.

Hélton - Bem-vindo. O capitão voltou e voltou com ele mais segurança na baliza. Foram 10 longos meses e por muito que simpatize com o Fabiano, o Hélton é o dono da baliza. Hoje e apesar de não ter tido muito trabalho, sofreu um golo e viu uma bola bater no poste com estrondo.







Ivo Rodrigues - O menino bem tentou mas a verdade é que as coisas não lhe saíram nada bem. Tentou mostrar serviço mas acusou muito o peso da titularidade. Podia ter marcado na primeira parte mas não conseguiu encostar um excelente passe do Quintero. Fica no entanto a expectativa de o ver mais vezes nestas andanças, já que tem feito uma excelente 2ª Liga.

Rúben Neves, Evandro e Campanã - O facto de terem jogado lado a lado no meio campo em muitas ocasiões anulou-os. Não houve um verdadeiro 6, 8 ou 10 e isso fez com que aquele meio campo emperrasse e o futebol fosse muito mastigado.







Sem comentários: