Pragmático QB

Pragmático QB

sábado, 28 de março de 2015

Abril, jogos mil.


Abril será um mês de muitas decisões, senão todas. Liga dos Campeões, Taça da Liga e Liga Portuguesa serão disputadas neste próximo mês, com mais ou menos responsabilidades.  Cronologicamente, Marítimo, Estoril, Rio Ave, Bayern Munique, Académica, Bayern Munique, Benfas (Final da Taça da Liga?) e Benfas novamente, serão as batalhas a travar num mês que certamente será intenso, violento, cansativo, mas que todos desejamos e esperamos que seja épico. 7 jogos agendados, com a possibilidade de serem 8, caso o Porto vença o Marítimo na meia-final da Taça da Liga.

O adversário da Champions é a chamada "fava", muito possivelmente, o mais forte clube do futebol mundial actual. Uma equipa que em 43 jogos em todas as competições e com 117-26 na diferença de golos marcados/sofridos, perdeu 4 vezes em 3 competições diferentes. Historicamente nem é dos ossos mais duros de roer como abordei aqui, mas será sempre uma eliminatória onde teremos de fazer dois jogos absolutamente transcendentes para seguir em frente. O Bayern, ao contrário do Porto, está numa situação completamente desafogada em relação à Liga Alemã, 1º lugar com mais 10 pontos que o 2º classificado Wolfsburg, o que lhe permitirá gerir melhor o plantel para os 2 jogos da Champions. Robben e Ribery estão em risco, o que não deixa de ser uma excelente noticia.

Sobre a Taça da Liga, as opiniões da Bluegosfera não são unânimes, nem nunca serão. Lopetegui pediu dispensa de Aboubakar, Herrera, Gonçalo e Ricardo das respectivas selecções, para poderem viajar mais cedo para a Invicta com o objectivo da sua utilização no jogo contra o Marítimo, o que significa que vai encarar a meia-final com uma equipa o mais próxima possível da equipa base. Das 3 derrotas sofridas esta época, o Marítimo infligiu-nos uma delas, o que só por si servirá de aviso para esta batalha. Foi um jogo atípico, que o Porto dominou, criou várias situações de golo iminente mas sofreu o golo da derrota no único remate da equipa insular à baliza de Fabiano. Seguiram-se 7 vitórias seguidas sem sofrer golos, o que significa que se tirou algo de positivo de um momento negativo.

Estoril e Académica em casa e Rio Ave e Benfas fora, são os 4 jogos para o campeonato. Em relação aos jogos em casa, a nossa vida está teóricamente facilitada, o Estoril não costuma ser um adversário complicado - 22 jogos em casa, 16V, 5E, 1D, com a curiosidade dessa mesma derrota ter acontecido na época passada sob o comando de Paulo Fonseca - e com a Académica o histórico também é altamente favorável - em 62 jogos em casa, 48V, 9E, 5D - apesar da Briosa estar em clara recuperação desde que o treinador José Viterbo assumiu o cargo de treinador principal - 5 jogos, 3V, 2E. O problema está claramente nos 2 jogos fora, o Benfas é o Benfas e não precisa de dados estatísticos para explicar a dificuldade de jogar na Luz, e o Rio Ave costuma-nos criar dificuldade nos Arcos, 20 jogos e apesar do Porto só ter perdido uma vez, tem 8 empates e 11 vitórias, ou seja, o Porto não ganha quase 50% dos jogos em Vila do Conde. Se juntarmos a isto, a recente e justa vitória sobre o Benfas, estão reunidos factos para um jogo muito complicado.

Como se pode comprovar com números, estatísticas e história, teremos um mês de Abril rico em dificuldades e emoções. Perfeito seria ganhar a Taça da Liga, passar o poderoso Bayern e chegar às meias-finais da Champions e, partindo do principio que chegamos ao jogo da Luz na situação actual, ganhar ao Benfas por 3-1, realidade que embora não seja virtual, dificilmente será concretizada. O foco e objectivo principal deve ser o campeonato, e se houver gestão e rotatividade terá de forçosamente ser feita na Champions e Taça da Liga. É o mês do tudo ou nada e porque não sonhar quando se é Portista?

Calendário de Abril:

Marítimo vs FC Porto - 02.04.2015 - Taça da Liga
FC Porto vs Estoril - 06.04.2015 - Liga Portuguesa
Rio Ave vs Porto - 12.04.2015 - Liga Portuguesa
FC Porto vs Bayern Munique - 15.04.2015 - Liga dos Campeões
FC Porto vs Académica - 19.04.2015 - Liga Portuguesa (?)
Bayern Munique vs FC Porto - 21.04.2015 - Liga dos Campeões
FC Porto vs Benfas - 25.04.2015 - Final Taça da Liga (?)
Benfas vs FC Porto - 29.04.2015 - Liga Portuguesa

Sem comentários: