Pragmático QB

Pragmático QB

segunda-feira, 2 de março de 2015

FC Porto 3 vs Sporting 0 - 01.03.2015 - Liga Portuguesa


Estamos na luta, caralho.

Depois da demonstração de força dada pelo Benfas no jogo de sábado contra o Estoril, era obrigatório ganhar e se possível, fazê-lo de forma categórica, para vermelhos perceberem, não só que estamos na luta, mas também que estamos preparados para Capelas, Paixões, e outras quaisquer manobras de diversão que nos tentem desviar do nosso caminho. Ontem foram 3, poderiam ter sido 6, tal a demonstração de força e diferença de qualidade entre as duas equipas. A titulo de curiosidade, o Sporting teve 91% de perdas de bola no seu meio campo, o que revela bem a forma como o Porto sufocava o adversário.

Falou-se durante a semana pré-Clássico, de um possível tridente formado por Quaresma-Brahimi-Tello, a jogar atrás de Jackson, jogando Casemiro e Herrera praticamente lado a lado. Afinal Lopetegui não quis desfazer o seu modelo habitual e jogou pelo seguro, fez entrar Evandro para o lugar do lesionado Óliver, e tudo ficava praticamente na mesma no meio campo, jogando Tello em vez de Quaresma, e Brahimi nas alas. No total, eram 6 as alterações em relação ao jogo do Bessa.

O Porto talvez pensasse que seria um jogo de Champions, porque a partida começou às 19.15h, mas deveriam ser umas 19.45h quando o Porto finalmente começou a jogar à bola. A equipa entrou estranhamente nervosa e a sucessão de passes errados foi-se acumulando, tendo como protagonistas máximos nesse capitulo, o Marcano, Casemiro e Maicon. A partir dos 25 minutos de jogo, a equipa acalmou, assentou o seu futebol e partiu para uma exibição plena de raça, força e categoria, num jogo que só teve o sentido da baliza de Patrício. Aos 30 minutos, Herrera avisou que o golo estava próximo mas infelizmente falhou um golo cantado, depois de um magistral trabalho individual, e logo a seguir o Porto inaugurava o marcador por Tello, depois de um passe pornográfico de Jackson. Estava feito o mais difícil, o Sporting foi obrigado a subir linhas, e o Porto matou o jogo com mais 2 golos, praticamente 2 cópias do primeiro. Marcano ainda teve tempo de mandar uma pedrada de cabeça à barra a acabar o jogo mas estava escrito que a noite era de Tello, um dos jogadores mais criticados pela massa assobiativa portista.

Se eu fosse um portista maldoso e faccioso, diria que ficaram 3 pénaltis por marcar, por mão na área do Sporting do Montero, William e Cédric, mas como não sou, vou apenas dizer que foi uma boa arbitragem do Artur Soares Dias.

Uma curiosidade sobre o Tello, é o facto do espanhol ter sido severamente criticado por ter tatuado um leão no braço esquerdo à uns meses atrás. Deixo aqui a noticia do Jornal Record:



Tello -  O MVP do jogo. Finalmente, finalmente, finalmente. 3 finalmentes para Tello. Tello andou 6 meses a treinar remates à baliza especialmente para o jogo de hoje. Falhou passes, falhou cruzamentos mas na hora da verdade enfiou 3 batatas na baliza de Patrício. Depois de tantas oportunidades falhadas em jogos anteriores em jogadas semelhantes às de ontem, o espanhol foi criminosamente frio na hora da decisão. 3 golos muito parecidos, a aproveitar passes brilhantes para as costas dos defesas, Tello fez jus à sua velocidade. Um grande jogo, de um dos mal-amados da massa assobiativa. O ultimo jogador a marcar um hat-trick ao Sporting, tinha sido António Oliveira, em 1977, num jogo em que ganhamos 4-1, o que revela bem a dimensão do feito de ontem. Vénias para ti, Cristian.
Jackson - Brilhante. O colombiano além de ser um marcador de golos nato, revelou no jogo de ontem uma deliciosa capacidade de passe, ao nível dos melhores 10 do mundo. Voltou a travar uma dura batalha com a defesa leonina, em especial com o Tobias Figueiredo, que fruto da sua enorme capacidade física, nunca deu descanso ao Cha Cha Cha. Foi um jogo completo, mais um, de um moço que vai deixar enormes saudades.
Evandro - O Porto precisava de um jogador que, embora não fizesse esquecer Óliver, um dos indiscutíveis da equipa, minimizasse a sua ausência. Esse jogador é Evandro, um médio completo a defender e atacar, que não consegue jogar mal. Evandro já tem muito andamento de 1ª Liga e isso nota-se na sua postura em campo. Quintero, aprende qualquer coisa com o Evandro, pode ser?
Casemiro - Por muito mal que se fale deste moço, eu gosto dele. É um jogador fundamental nestes jogos em que se anda a levar tanta porrada como a dar. Não é o melhor 6 do mundo, mas é um jogador cada vez mais adaptado à posição.
Herrera - O meu Pachuquinha de estimação. É dos meus jogadores preferidos do plantel. Se vais para a guerra e não queres ser derrotado, tens de levar o Herrera contigo, não há outra hipótese. Podia ter marcado o primeiro da noite num chapéu que saiu demasiado largo, depois de uma jogada em que andou a brincar com a defesa do Sporting. Faz a assistência para o 3º golo do Tello, um aspecto em que se está a revelar "perito" este ano.
Ala direita -  Herrera, Danilo e Tello formaram uma asa esquerda absolutamente destrutiva.


Brahimi - Voltou a fazer um jogo medíocre, muito por culpa da sua forma embrulhada de jogar. Não fez uma jogada digna desse nome, perdeu bolas, não desequilibrou, jogou demasiado tempo para o que estava a fazer em campo. As épocas são feitas de momentos e este não é o momento do Yacine.
Alex Sandro - Pareceu-me desconcentrado durante o jogo todo. Formou com o Brahimi uma ala esquerda amorfa, lenta e sem ideias e não é de admirar que praticamente todo o jogo do Porto tenha sido canalizado pelo lado direito.














Sem comentários: