Pragmático QB

Pragmático QB

segunda-feira, 11 de maio de 2015

FC Porto 2 vs Gil Vicente 0 - 10.05.2015 - Liga Portuguesa













Da cabeça à bicicleta.

Se há adversários historicamente meiguinhos no ninho do Dragão, o Gil Vicente é com toda a certeza um deles. Nos 20 jogos anteriores em casa - 17 na Liga Portuguesa e 3 na Taça de Portugal, o Porto ganhou todos eles, o que traduz bem a supremacia nos confrontos contra os Gilistas. Dado o momento da época e sabendo que os níveis anímicos da equipa andam em baixo, era o chamado "adversário perfeito". Com se veio a perceber, foi um jogo fácil, com uma exibição séria o suficiente para somar os 3 pontos.

Foi uma entrada em jogo lenta, igual a tantas outras esta época. Muita troca de bola entre a defesa e meio campo mas pouca agressividade perto da baliza de Adriano. A primeira jogada de perigo surge no pénalti falhado por Quaresma - mais um - a castigar falta clara de Cadú sobre Jackson. O Porto chega ao golo na sequência desse mesmo falhanço, num grande cruzamento de Quaresma para o inevitável Jackson. As oportunidades de golo continuaram a aparecer, primeiro numa cabeçada de Herrera, depois num remate de Danilo que Adriano defende para canto. O Gil Vicente tentava responder sempre de bola parada com livres à entrada da área e num deles, o capitão João Vilela cabeceia perto do poste. Foi a única situação que o Gil criou perto da baliza de Hélton.

A 2ª parte não destoou dos primeiros 45 minutos, com a diferença que foi o Gil a criar a primeira situação de golo através de um forte remate de Jander de fora da área. As entradas de Rúben e Evandro para os lugares do amarelado Casemiro e Herrera tranquilizaram a equipa e permitiram fazer uma 2ª parte controlada e longe da nossa baliza. O Porto só matou o jogo 86 minutos por Jackson, mas teve boas oportunidades para o fazer antes, nomeadamente em bolas no ferro por Indi e Evandro. Apesar do jogo lento e sonolento, fizemos 2 golos, falhamos uma penálti e rematamos 2 vezes aos postes, lances suficientes para criar uma vitória mais tranquila e folgada contra um adversário que dada a sua situação na tabela classificativa, pouco fez para alterar o seu destino.



Jackson - O MVP da partida, mais uma vez. Bisou na partida e atingiu os 20 golos na Liga Portuguesa. Ao todo são 31 golos na época, número que iguala a época 12/13, a sua melhor desde que chegou à Invicta. Jackson marca muitos golos, e em muitas ocasiões fá-lo de forma quase poética. Ontem fez um belo golo de bicicleta. É um grande avançado, é um grande jogador e é um grande profissional e merece sair do Futebol Clube do Porto como o melhor marcador da Liga, facto que aconteceu nas 3 épocas que vestiu o manto sagrado.

Quaresma - Fez um jogo completo e sempre nivelado por cima. 2 assistências para Jackson em 2 excelentes cruzamentos. É o único extremo Portista com esta capacidade assassina de cruzar. Apesar de todos os problemas disciplinares que possa ou não ter criado, acaba a época em força.
Óliver - O menino voltou a fazer um grande jogo. Foi aquela formiguinha que tanto trabalha naquele meio campo portista. 
Lopetegui - O nosso Mister voltou a falar, e bem no meu entender, sobre o que tem sido este campeonato, foi directo e incisivo e continua a ser a única voz azul e branca a reclamar:

"O treinador do Benfica fala muito, fala de todos muitas vezes. Quando cheguei tinha respeito por todos e, logicamente, também por ele. Mas já o perdi, a partir do momento em que foi capaz de se contradizer e contar, de forma errada, o que eu tinha dito, depois de dizer que eram coisas de futebol. Fala de todas as equipas, como jogam. Mas é fácil falares quando estás debaixo de um manto protector. 

A realidade é que tem jogadores fantásticos, uma grande equipa, mas que, fora do seu manto protetor, não conseguiu passar a fase de grupos da Liga dos Campeões. Já disse que a sua equipa era a que jogava melhor... É verdade que perdemos um jogo e empatámos outro com eles, mas fomos superiores nos dois.

Fabiano é um rapaz espectacular, um grande profissional. Alguém tem a capacidade de inventar esta história? Cada dia é um filme novo em relação ao FC Porto. Mas continuaremos... continuaremos!

Ontem perguntava o meu filho qual era a diferença entre opinião e informação. Esta situação é fantástica para explicar isto, pois acontece com o pai dele. Opinião é o que muitas vezes fazem comigo. Às vezes de forma construtiva, outras vezes de forma manipulada. Mas é uma opinião. Informação é contar um acontecimento, que, quando não é certo, é invenção.
É um facto que é líder com mais três pontos, mas também é um facto que basta olhar para trás e encontrar situações suficientes para anular essa vantagem. Pode custar, mas é a realidade."




Penáltis - Mais um castigo máximo falhado e se a memória não me atraiçoa foi o 4/5 esta época.
Casemiro - Coloco-o aqui não porque ache que tenha feito uma má 1ª parte mas pelo amarelo que levou e que o deixa de fora do próximo jogo. O brasileiro tem 12 amarelos na Liga Portuguesa e talvez tenha visto 3/4 para compensar passes errados de colegas no centro do terreno. Ontem foi o Jackson que o queimou.



















Sem comentários: