Pragmático QB

Pragmático QB

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Muito mais que um jogo.

"Algumas pessoas acreditam que futebol é questão de vida ou morte. Fico muito decepcionado com essa atitude. Eu posso assegurar que futebol é muito, muito mais importante!"

Esta brilhante frase é de Bill Shankly, um antigo jogador e treinador escocês que teve o seu momento alto nos 15 anos que comandou o Liverpool. À parte do claro e óbvio exagero deste pensamento, é sem duvida alguma um sentimento que me assola a alma todos as épocas nas semanas de um Porto - Benfica. Falta uma semana para o jogo, e apesar de haver Champions pelo meio, é inegável que o foco está todo direccionado para mais um clássico. Como Portista quero um momento Kelvin ou um momento Bruno Moraes ou quem sabe, um momento Timofte, não quero momentos Lima, Nuno Gomes ou César Brito. Curioso facto este, de nos últimos 25 jogos em casa contra o Benfas, as 3 únicas derrotas que sofremos, foram conseguidas pelo mesmo resultado (0-2) e com os adversários a bisarem.

O historial de confrontos é totalmente a nosso favor, ou seja, em casa mandamos nós. Em 81 jogos a contar para a Liga Portuguesa, temos 49V, 19E e 13D, o que dá uma percentagem de vitória de 60%. Contas feitas em cima do joelho, podemos chegar à conclusão que 4 em cada 5 jogos, não perdemos. Posso dizer que sou um felizardo, nasci em 1977 e só por 3 vezes vi o meu Porto perder em casa contra o seu maior rival, o que dada a importância deste jogo para mim, são números claramente positivos. Sem margem para dúvidas, uma vida feliz neste aspecto.

A derrota na época passada, quebrou um ciclo sem perder de 8 jogos e 6 vitórias. Foi uma derrota pesada, não nos números, mas no que significou no momento e na restante época. Em caso de vitória, passamos da hipótese de empatar com o Benfas na frente mas ficarmos em vantagem no confronto directo, para ficarmos a 6 pontos, que na pratica eram 7. Lopetegui levou também uma aula de futebol português do "catedrático" Jesus. Justiça seja feita à equipa, o Porto desde esta derrota, fez mais 12 jogos em casa para o campeonato, ganhou todos, marcou 32 golos e não sofreu nenhum. A fortaleza do Dragão está portanto, de boa saúde e pronta para a guerra. Tal como na época passada, espero uma vitória nossa, para deixarmos o nosso maior rival já a 4 pontos e a pensar na vida.

Sem comentários: