Pragmático QB

Pragmático QB

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Varzim 0 vs FC Porto 2 - 17.10.2015 - Taça de Portugal

O que o Osvaldo tirou, o André deu.

O Varzim era um adversário acessível, mas era importante não esquecer a precoce eliminação da época passada em casa e perante um rival directo. O histórico de confrontos entre Poveiros e Portistas a contar para a Taça de Portugal não enganava, 6 jogos, todos eles ganhos pelo Porto. O 7º jogo contra o Varzim foi ganho de forma tranquila, embora o ponto final só tivesse chegado em cima do minuto 90, ironia do destino, pelo "vizinho" André André.

O Porto encarou o jogo com seriedade, embora só fizesse alinhar de inicio 2 habituais titulares, Láyun e Imbula, uma opção perfeitamente normal quando se tem um plantel tão vasto em quantidade e qualidade. As segundas linhas do Porto tinham assim oportunidade para ganhar ou perder pontos na hierarquia azul e branca. Imbula começava o jogo nitidamente a trinco, Evandro era o elo de ligação entre defesa e ataque e Bueno servia o nosso tridente atacante. Um ataque diferente aliado a um miolo que também foi novidade fez com que o jogo do Porto padecesse de alguma ferrugem. A pressão muito alta do Varzim até à nossa grande área fazia que habitual troca de bola entre redes, centrais e laterais ainda fosse mais notada. Os poveiros foram os primeiros a rematar logo aos 4 minutos mas o Porto rapidamente respondeu num lance mal interrompido por suposto fora-de-jogo a Osvaldo. Bueno foi o primeiro a criar perigo num remate por cima da barra, mas foi o Speedy Tello o primeiro a abanar a rede num lance construído pelo nosso trio de meio campo. O Varzim responde perigosa e rapidamente através de Coentrão mas o controlo do jogo manteve-se do Porto até ao intervalo, goleando na posse de bola por 28-72%. A troca de bola continuava exagerada entre os 6 jogadores defensivos, transformando o jogo do Porto numa massa pastelosa e excessivamente cozida. A primeira parte acaba com uma boa oportunidade de golo falhada por Osvaldo, um prenuncio do que seria o restante jogo do italo-argentino. A 2ª parte foi mais do mesmo, domínio total e absoluto do Porto fruto da equipa do Varzim ter rebentado fisicamente, Osvaldo a falhar alguns golos cantados e o ponto final no jogo que teimava em não chegar. Foi preciso o Mestre André entrar e marcar no seu primeiro e único remate à baliza poveira. Jogo resolvido, vitória justa mas que peca claramente pela diferença de golos dado que o Porto embora não tivesse feito um jogo brilhante, fez mais do que o necessário para sair da Póvoa com um resultado bem mais desnivelado.


Tello - O MVP da partida. Foi ele a desatar o nó no jogo, numa jogada em que fruto da sua velocidade e do excelente passe de Bueno, consegue aparecer e finalizar com classe na cara de Ricardo Silva. Foi dos poucos jogadores que quis agarrar a oportunidade dada por Lopetegui e fez uma 2ª parte muito boa, com algumas boas arrancadas e um ou outro passe que merecia e deveria ter sido melhor aproveitado por Osvaldo e companhia.
Bueno - O homem tem classe, tem talheres, tem pinta mas fica sempre aquela ideia que não encaixa muito bem na equipa. É um Adrian Lopez mais barato mas psicologicamente mais forte. Fez um bom jogo e um bom passe para o compatriota Tello mas temo que as próximas oportunidades não cheguem tão cedo.
Osvaldo - Seria fácil dar nota negativa a este menino mas acho que não deve ser o caso, ou melhor, eu não acho que tenha feito um mau jogo. É inegavel que falhou uma mão cheia de boas oportunidades de golo, por aselhice, algum excesso de confiança e alguns fora-de-jogo mal assinalados, mas a verdade que o moço andou sempre a farejar o sucesso. Incansável durante todo o jogo na procura do golo, pressionou, lutou, mas este não seria o seu dia. Saiu disparado para os balneários no final do jogo e teve a humildade para admitir que em termos pessoais, teria feito um mau jogo. Pablo, caga nisso, correu mal desta vez, corre melhor para a próxima, tenho a certeza que foi isto que o Hélton e o Iker lhe disseram.


Varela - Um deus este moço, não pelo que joga claro. Um bom arranque de época mas rapidamente tudo mudou. Se nem contra o Varzim o Silvestre consegue fazer um jogo conseguido, não sei quando e onde o irá fazer. Oportunidade claramente desaproveitada.







Sem comentários: