Pragmático QB

Pragmático QB

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Angrense 0 vs FC Porto 2 - 21.11.2015 - Taça de Portugal

Um jogo Bueno e sério.

Jogo de Taça é jogo de Taça, é especial e pode ser trágico para os ditos grandes, quando não se tomam as devidas precauções. A saída precoce da Taça na época passada aos pés do Sporting também obriga a encarar esta competição com toda a seriedade que ela merece. O nosso Mister deixou alguns elementos fulcrais de fora, como é o caso do André, Brahimi, Layún e Maxi, sem no entanto alterar aquilo que é a matriz base da nossa equipa. Marcano e Imbula foram os 2 únicos jogadores chamados ao onze titular, daquela que pode ser considerada a equipa base. O Angrense, clube que joga no chamado Campeonato de Portugal, 3º escalão do futebol nacional, foi combativo, deu uma boa resposta, mas tudo esprimidinho não resultou em mais de um par de "calafrios" na baliza de Hélton.

É vulgar o uso da expressão - "o adversário é de um escalão inferior mas merece a nossa atenção e respeito" - pela quase generalidade dos treinadores mas a verdade é que o Porto respeitou mesmo o Angrense e foi sério desde o inicio de jogo. Uma entrada forte e determinada permitiu chegar ao golo logo aos 13 minutos, num lance em que o falso extremo Bueno aproveita da melhor forma um excelente cruzamento (talvez a sua arma mais forte) de Angél. Porto em vantagem no marcador sem grande esforço, o que indiciava um resto de jogo tranquilo. O Angrense, equipa que nunca se limitou a defender, causou o primeiro "susto" na baliza portista aos 22 minutos, num remate forte de fora da área, depois de Varela ter escorregado na casca de banana. A partida foi sendo jogada a um ritmo baixo mas sempre controlada pelo Porto, até que o Osvaldo vê Bueno na área, coloca-lhe a redondinha com conta, peso e medida, e o espanhol depois de a acariciar no peito, remata à baliza com todo o swag do mundo. 0-2 era um resultado que tranquilizava por completo a equipa mas que não matava definitivamente os açorianos porque ainda antes do intervalo, Vitor Garcia é literalmente comido e o Angrense obriga Hélton a sujar os calções. 80% de posse de bola ao intervalo transmitiam o que foi o jogo nos primeiros 45 minutos. O Porto volta a entrar forte no jogo e queria rapidamente perigo, primeiro por Varela, que permite a defesa de David num remate já dentro da pequena área, e por Osvaldo que cabeceia ao lado, num lance que tinha tudo para ser golo. O jogo a partir deste momento foi-se arrastando até final, tendo como único momento de frisson, o golo do Angrense anulado e bem por mão na bola, para infelicidade de toda a ilha dos Açores.


Bueno - O MVP da partida. Estes jogos em que o Mister dá oportunidade aos menos utilizados serve para tu aproveitares ou não a oportunidade. O espanhol, tal como tinha feito no anterior jogo da Taça, deixou excelentes indicações naquela posição híbrida entre a faixa e o meio. Marcou 2 belos golos, o 1º antecipando-se ao guarda-redes açoriano e o 2º rematando em jeito depois de matar a bola no peito. Joga e faz o que Adrián nunca conseguiu fazer a época passada.
Imbula - O francês quando joga a trinco, parece o dono da bola. Jogou de forma autoritária, não deu qualquer hipótese às raras tentativas de contra-ataque do Angrense e ainda saiu a jogar um par de vezes com a bola controlada como tanto gosta.
Sérgio Oliveira -  Foi a sua estreia a jogar esta época e não se pode dizer que tenha feito um jogo brilhante mas também ninguém poderá dizer que não merecia mais oportunidades e mais minutos que jogadores como o Herrera ou o Evandro. Quis sempre a bola, não se escondeu e mostrou ao Lopetegui que um meio campo totalmente português formado por o Rúben, André e Sérgio, é uma possibilidade a ter em conta num futuro não muito distante.


Varela - Há jogadores como o Bueno e Sérgio que aproveitam as poucas oportunidades que têm e depois há o Varela. Completamente desligado do jogo.



Sem comentários: