Pragmático QB

Pragmático QB

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

FC Porto 1 vs Maritimo 3 - 29.12.2015 - Taça da Liga

(Des)Liga da Taça.

O Marítimo, a par dos 2 grandes de Lisboa, vai mantendo ao longo dos anos aquele apetite especial em foder-nos a vida e na passada 3ª feira tivemos a infelicidade de presenciar mais um desses capítulos. Coincidência ou não, a verdade é que somamos apenas 3 derrotas no ano civil de 2015, todas elas com o Marítimo, 2 para a Taça da Liga e outra para o campeonato. Foi um jogo cheio de tristes factos, porque foi a primeira vitória da equipa insular em casa do maior do mundo, foi também a primeira derrota em casa do Porto em provas nacionais desde as 2 batatas do Lima na época passada e foi a primeira vez que o Porto sofreu 3 golos esta época. Foi o nosso primeiro jogo na Taça da Liga deste ano e deverá ser o último porque se tudo correr dentro da normalidade, os 2 restantes jogos só servirão para cumprir calendário.

O jogo começa a bom ritmo e sempre dividido nos primeiros 15 minutos com o Porto a insistir sempre no futebol largo pelas alas. O Marítimo foi a primeira equipa a criar perigo na sequência de um canto, com uma cabeçada que passa perto do poste de Hélton. Marega pouco tempo depois tenta surpreender o redes portista com um remate forte de fora da área mas o brasileiro revela atenção. Vitor Garcia é o primeiro a aquecer as mãos de Salin num remate forte mas à figura, Tello de seguida tenta a sua sorte numa jogada individual mas o remate sai muito ao lado e o nosso menino André não querendo ficar atrás, tenta também o remate depois de comer Patrick com um bom pormenor. O Porto volta a criar perigo minutos antes do intervalo numa boa jogada colectiva, concluída por André Silva, que depois de uma boa recepção, remata novamente à figura de Salin. A 2ª parte começa com o golo do Marítimo, num livre cobrado em zona central e onde toda a defesa portista revela uma enorme apatia. O Marítimo ameaça ampliar a vantagem logo de seguida, primeiro num cruzamento remate que sai ao lado e depois num canto finalizado com uma cabeçada forte defendida com segurança por Hélton. A 20 minutos do fim, o Porto sofre o 2º golo depois de um erro infantil de Marcano que faz um mau atraso para Hélton e o jogo fica quase sentenciado depois de Edgar Costa rematar pertíssimo do poste. Failbakar tem uma excelente oportunidade para marcar e relançar o jogo aos 77 minutos, depois de um grande passe de Corona mas infelizmente Salin é mais forte no duelo. André Silva tem duas novas batalhas com Salin, depois de cruzamentos de Failbakar e Tello mas o francês volta a levar a melhor. O jogo entra então num muito animado período de descontos, Marega marca um merecido golo depois de mais uma distracção de Marcano e Failbakar fuzila Salin depois de boa recepção no peito e ainda melhor passe de André Silva. A partida chega ao fim com monumental assobiadela, acompanhada de dezenas de lenços brancos.

Em bom rigor não se pode atribuir a culpa desta derrota a Lopetegui, eu pelo menos não o faço. O treinador fez mexidas normais na equipa, e entrou em campo com 3 normais titulares, Maicon, Marcano e André André. Como era de esperar deu a titularidade ao outro André, e fez entrar Hélton para o lugar de Casillas. Mexeu nas alas defensivas, no miolo e em todo o ataque, mas é inegável que esta 2ª linha do Porto poderia e deveria ter feito muito mais. Será honesto atribuir culpas a Lopetegui por o nosso menino André ter rematado umas 5/6 vezes sempre à figura de Salin ou por a defesa e em particular Marcano, terem estado desastrosos?


José Angél - O MVP da partida. O lateral espanhol fez um dos melhores jogos ao serviço do Porto. Sem muitos problemas a defender, sempre muito activo no ataque. Fez cruzamentos atrás de cruzamentos, sempre com critério e rigor mas sempre mal finalizados pelos seus companheiros. Foi dos poucos que não merecia sofrer 3 golos.


Marcano - O central que tem como uma das maiores virtudes, a forma simples e sóbria como domina todos os lances, fez um jogo absolutamente desastroso. Toda a defesa esteve mal, mas o espanhol abusou. Esteve directamente ligado nos 3 golos, nos 2 primeiros com desatenções indesculpáveis e no 1º porque Fransérgio cabeceia na zona de acção dos centrais.
André Silva - Custa-me colocar o menino aqui na zona Kralj mas a este nível de competição, não se posse falhar tantas oportunidades de golo. Teve o mérito de estar sempre em zonas de tiro mas todo o demérito por nunca ter conseguido desviar a bola de Salin.





Sem comentários: