Pragmático QB

Pragmático QB

domingo, 31 de janeiro de 2016

Feirense 2 vs FC Porto 0 - 27.01.2016 - Taça da Liga

A arte de bem perder.

Numa época de certa forma negativa, o Porto bateu mais um recorde ao perder pela primeira vez na sua história contra o Feirense. Em 8 jogos a jogar no Marcolino de Castro e depois de ter conseguido 2 empates e 5 vitórias, o maior do mundo perdeu e pode-se dizer que perdeu bem, num jogo que não contava absolutamente para nada, a não ser o orgulho e brio profissional. Cosme Machado, como é hábito, não quis ficar de fora da festa e transformou um lance perfeitamente normal e usual numa grande penalidade. Porto a jogar mal, Cosme a fazer merda, tudo normal, portanto.

Peseiro fez alinhar um onze inicial com muitas mexidas, como vinha sendo hábito com Lopetegui e também Rui Barros, mas a única verdadeira novidade foi a entrada do nigeriano Chidozie para o centro da defesa para fazer companhia a Maicon. A equipa era a do "costume" na Taça da Liga mas Peseiro quis fazer algumas experiências num jogo, que bem vistas as coisas, não passava de uma jogo treino e por isso optou por um 4-4-2 losango, esquema táctico de que é fã desde os tempos de Alvalade. Rúben mais recuado, Imbula e Sérgio nos vértices laterais e Varela a no vértice mais avançado do losango preenchiam um meio campo que se tentava chegar à frente pelo meio, deixando as alas para os laterais Angél e Vitor Garcia. Suk foi o primeiro a disparar à baliza logo aos 2 minutos mas a bola sai por cima e o Feirense nada intimidado responde de igual forma. A partida foi disputada e quase sempre jogada longe das balizas, e foi preciso um lance fantástico do Cosme para desbloquear um jogo que estava dominado e controlado pelo Porto. O Feirense adiantava-se na partida e todo o Portista sabe a dificuldade que tem sido virar um jogo de há um ano e meio para cá. A 2ª parte acaba por ser uma cópia da 1ª mas é o Feirense o primeiro a criar perigo num cabeçada salva praticamente em cima da linha por Angél. André Silva primeiro e Suk depois, tem duas excelentes oportunidades para empatar mas em ambos os casos, os remates saem por cima e o Feirense acaba por aproveitar alguma apatia da defesa portista para chegar ao 2º golo já perto do final do jogo. É certo que o jogo não contava para nada e é certo que Peseiro fez mudanças estruturais na equipa mas exigia-se que os 11 que jogaram fizessem bem melhor contra uma equipa do 2º escalão, que segundo li, também jogou com as segundas linhas.


Vitor Garcia - O MVP da partida.  O defesa venezuelano tem estado sempre bem nos jogos em que tem sido chamado e não fez por menos contra o Feirense. Incansável nas subidas no seu flanco, fruto das idas para dentro do Sérgio, fartou-e de correr e cruzar mas nunca encontrou destinatário para as suas encomendas. É seguramente a mais forte alternativa para Maxi.
Chidozie - O central de apenas 19 anos tem dado excelentes indicações na equipa B, e como se viu mais uma vez, parece ter maturidade suficiente para ser o 4º central da equipa principal. Esteve quase sempre certinho, não inventou e só não fez uma exibição imaculada porque tal como os restantes companheiros de defesa, ficou a "nanar" no lance do 2º golo feirense.


Angél - O lateral espanhol tem estado razoavelmente bem sempre que é chamado mas desta vez foi intragável nos cruzamentos, arma que elogio frequentemente nas minhas análises. Devo ter contado uns 10 cruzamentos que, ou foram para trás da baliza, ou saíram pela linha lateral do outro lado ou foram facilmente cortados pela defesa feirense.
Imbula - Ainda há dúvidas que o francês não quer nada com isto? Espero que saia nesta janela de transferências e se não for pedir muito, que se recupere os 20 sacos que se deu por ele.
Taça da Liga - Péssima prestação da equipa nesta competição. Apesar de muitas mexidas na equipa, apesar de algumas experiências, 3 derrotas em 3 jogos, 2 deles contra equipas do 2º escalão, é algo que não representa a forma de estar do maior do mundo no futebol português.


Sem comentários: