Pragmático QB

Pragmático QB

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Tondela 0 vs FC Porto 1 - 13.08.2017 - Liga Portuguesa

Quando falta camarão, serve-se tremoços e amendoins.

Tondela, essa equipa maldita que nos 4 únicos confrontos anteriores, nos tinha retirado pontos por duas vezes, hoje esteve perto embora longe, de nos empatar a vida pela terceira vez. A equipa do Porto e acredito que o próprio Sérgio Conceição, bem gostariam de ter servido camarão, lagosta e ameijoa aos portistas que estiveram no estádio e aos 74 milhões de azuis e brancos espalhados por esse mundo fora mas tal não foi possível. Em vez disso, presentearam-nos com o belo do tremoço, e o nunca fora de moda amendoim, acompanhados da bela cuca, que é como quem diz, dos 3 pontos.

O Portista é um adepto difícil, complicado, exigente mas também é um adepto realista. 4 anos a seco deixaram-nos com a mente bem aberta, sabemos que nem sempre vamos ter ópera nem orquestras como no jogo com o Estoril, sabemos que para sermos campeões, vamos ter de assistir a muito concerto chunga e foleiro, de baixo orçamento, típico de festas populares. Sabemos também que o ano passado fodemo-nos em jogos como este, em que não sendo possível jogar um futebol espectacular, teríamos obrigatoriamente de ganhar, fosse de que maneira fosse, e muitas vezes não o conseguimos. Acredito que nos jogos do Dragão teremos mais goleadas mas fora de casa não vai fugir muito disto, equipas fechadas, muito pontapé na frente à espera de um "Mano", porradinha basta. O Tondela do Pepa, podia ser o Tondela do Petit, não se nota muita diferença, até porque nenhum dos 2 foi à flash-interview por não ter o 4º grau do curso de treinador, mas podem sentar-se no banco e ir à conferência de imprensa. Paneleirices.


Estilo de jogo - Penso que já todo o adepto portista e adversário minimamente atento, percebeu como funciona o 4-4-2 do Sérgio Conceição. Os extremos vêm para dentro com bola, os laterais sobem e cria-se a dúvida no adversário, que tem funcionado muito bem neste inicio de época. Brahimi e Corona encaixam que nem uma luva neste modus operandi, porque tanto um como o outro, não são jogadores de irem à linha, preferindo deambular para o centro, escacando defesas através do drible. Ricardo e Telles, dois laterais com uma grande propensão ofensiva, dão aquela segunda solução para surgir um cruzamento que normalmente encontra muito azul e branco na área. A forma de jogar tem sido esta, o Porto sabe, o adversário também, o emigrante também acho que já se apercebeu, mas a coisa funciona, vamos ver até quando e qual o Plano B.
Controlar o jogo -  A equipa tentou aumentar o score para acabar o jogo de uma forma mais descansada, mas a verdade é que não tendo conseguido marcar o segundo, também não se pode dizer que tenhamos passado por muitas aflições. Uma cagada do Iker, salva por Telles e um remate do Wagner, foi a melhor coisinha que o Tondela conseguiu em todo o jogo.
Aboubakar - O MVP do jogo. Um golo, o único da partida e uma bola com estrondo no poste, é para mim difícil escolher outro MVP, que não o autor do unico golo do jogo. Perdulário no jogo com o Estoril, mais assertivo em Tondela, o camaronês está na luta para uma grande época. 
Marega -  O maliano impressionou com os dois golos no jogo anterior, mas houve um factor que me impressionou pessoalmente no jogo de hoje, o Marega vai correr a qualquer bola seja em que situação e zona do campo for, e vai fazê-lo durante os 90 minutos. Não lhe peçam trivelas, virgulas, ou pontapés de bicicleta, mas aquela pele morena vai ficar constantemente em campo. 
Corona -  O Jesus percebeu o meu aviso e hoje partiu a louça toda. Bem melhor no aspecto físico do que à uma semana atrás, foi no capitulo técnico um autêntico abre latas. Esteve perto de marcar, mas um corte do ex-portista David Bruno impediu-o de brilhar depois de um slalom gigante. O entendimento com o Ricardo parece estar a resultar muito bem.  
Os laterais -  Não sei se o Ricardo e o Telles vão aguentar a época toda, mas percebe-se que na forma como o Sérgio quer que a equipa jogue, estes dois meninos vão ter um enorme protagonismo. Fazem-me lembrar o Alonso e o Moses no Chelsea, embora os ingleses joguem com uma defesa com mais um elemento que o Porto. Mais uma vez, tiveram grande dinamismo e estiveram nos principais lances de ataque da equipa.


Primeiro golo -  O golo inaugural está a demorar mais do que certamente todos o desejaríamos e "só" tem surgido nos último quarto de hora da primeira parte, embora nos 2 jogos não tenham faltado oportunidades para marcar mais cedo. Uma situação a rever porque não teremos sempre a sorte de haver Mano`s ou remates enviesados que se transformam em assistências. 
Danilo -  O panzer negro nipónico está em baixo de forma ou tem instruções para jogar daquela forma? Uma dúvida que mantenho após os dois jogos oficiais.
Felipe - Sou teu fã e tu sabes disso, mas tens de ser um pouco mais inteligente a jogar. Já percebemos que queres ganhar todas as disputas, seja no ar, chão, ou água mas um pouquinho menos de impetuosidade, evitará que leves menos amarelos e consequentemente, vermelhos. 

Mais fotos do jogo, aqui.

Saudações Portistas e até para a semana. 

1 comentário:

Anónimo disse...

A lagosta diz-se que está a 20 milhões no restaurante do carteirista que engana turistas.
O tremoço esteve bem, embora muito bronzeado. Correu que se fartou, foi a todas, tentou ao contrario das lagostas que só se notaram por abanar a cauda até o chefe as tirar da mesa.